Meu Desalinho

12 fevereiro 2006

Capinha de celular marrom


Depois de trabalhosos, ensolarados e chuvosos dias, arranjei um tempinho para o meu blog.

Gente, como chove aqui no sul de Minas! É diferente do RJ, onde a chuva costuma durar pouco nesta época do ano. Aqui, ficamos vários dias seguidos com sol forte; e depois vários dias seguidos com chuva constante... Assim eu me sinto em Macondo.

Mas vamos à capinha do celular.

A azul é meio cheguei, né, meio gritante... Não combina com qualquer roupa nem com qualquer ambiente.

Esta eu parti do marrom. Não gosto muito de marrom, mas por circunstâncias alheias à minha vontade tenho montes de calças marrons... kkkkkkkkkkkkkkkkk

Para aliviar a cor, pensei em fazer um motivo simples em jacquard com cores que combinam - no caso, bege clarinho, vinho e um verde claro bem seco. Escolhi um motivo simplíssimo, em losangos, para não me enrolar.

A receita é basicamente a mesma da capinha azul, começando com linha Anne marrom escuro e agulha 1,75 mm:

Para começar, 4 correntinhas; 12 carreiras de ponto baixo. Seguir então pela lateral do retângulo, fazendo 1 ponto baixo a cada carreira (12 pb); depois pelo outro lado da correntinha de base (mais 4 pt) e pela outra lateral do retângulo (mais 12 pb); total, 32 pontos. Não fechar a carreira com ponto baixíssimo. Eu marco o primeiro ponto da carreira co um clipe de papel: enfio o clipe na agulha e faço o ponto baixo por cima, prendendo o clipe, e a cada carreira retiro o clipe e passo-o para o ponto de cima, de modo a sempre saber onde começam as carreiras. Também dá para usar um pedaço de linha colorida.


Assim, seguindo em carreiras circulares sem emendar com ponto baixíssimo, trabalhei em ponto baixo jacquard de acordo com o esquema. Usei a técnica do crochê "peruano" ou "de tapeçaria": os pontos baixos de uma cor são trabalhados por cima dos fios de outra cor, que ficam sobre os pontos da carreira anterior. Deste modo, não ficam fios pendurados pelo lado do avesso e o trabalho fica mais compacto.

Depois de terminar o motivo jacquard do esquema, segui em ponto baixo com linha marrom, sempre em carreiras circulares sem emendar.

Exatamente porque o trabalho em jacquard peruano fica mais compacto e "durinho", sem a elasticidade do ponto alto que usei na outra capinha, senti necessidade de fazer alguns aumentos depois do pedaço colorido para acompanhar o formato do telefone. Então, aumentei quatro pontos, um em cada "canto" da capinha, e segui trabalhando com 36 pontos até que as duas capinhas ficassem mais ou menos da mesma altura (um total de 28 carreiras circulares de ponto baixo.)

Fechei com um ponto baixíssimo o final da 28ª carreira, virei o trabalho, fiz 1 corr e comecei a trabalhar a aba de fechamento nos 14 pontos de trás da capinha. Só que esta aba fiz mais curta, para não cobrir o pedaço em jacquard; comecei as diminuições (ver a receita da capinha azul) na 22ª carreira e não na 25ª. Fiz o contorno da aba e da boca do celular em marrom mesmo, sem arrematar no final da abinha, simplesmente continuando a trabalhar em toda a volta e terminando com a alça para o botão. Também fiz a alça um pouco menor, para acompanhar o tamanho do botão escolhido.

Nesta capinha marrom, o botão é de coquinho, que tem a cor exata que eu queria e é uma gracinha. E fiz a alça de trás para prender no cinto do mesmo modo que a da capinha azul.

Nas laterais da capinha, costurei argolinhas de metal escuro e fiz uma alça (128 carreiras de 4 pontos altos) com mosquetõezinhos de metal escuro costurados em cada ponta. Assim, coloco e tiro a alça conforme a minha conveniência.

16 Comments:

  • Sua capinha ficou linda, com charme britânico. Mãos de Ouro são as suas. Bjs, Anamaria

    By Anonymous Anônimo, at 13 fevereiro, 2006 20:29  

  • Oi Beatriz
    Amei essa capinha p/ celular. Gostei muito das cores. Ficou chique menina!
    Bjs,
    Wânia (crocheterapia)

    By Anonymous Anônimo, at 17 fevereiro, 2006 06:30  

  • beatriz,
    boa noite amei esta capinha celular, vc. poderia me ensinar esta tecnica croche jaguard
    muito obrigada
    maria
    malyrodrigues204@yahoo.com.br
    malyalexandre@itelefonica.com.br
    fico aguardando sua resposta

    By Anonymous Anônimo, at 05 abril, 2007 18:00  

  • Parabens este site me lembra coisas da minha infancia quando minha mâe para ajudar no orçamento , fazia coisas lindas para nós, eramos quatro juntos amigos e felizes e sempre passeando com coisas exclusivas, ela chegou ate a ser parada na rua para explicar onde conseguiu as blusas dos filhos. beijos e muito obrigada por existir.

    By Blogger Anamariapatch, at 28 maio, 2007 06:20  

  • Beatris ...Amei os squares.....e ta de parabens....ja tinha entrado aqui antes....mas nao conseguia mandar nenhum comentario...vamos ver se este vai....bjs
    Dulce
    http://jpzarur.blog.uol.com.br

    By Anonymous Anônimo, at 03 junho, 2007 14:46  

  • Odeio escrever o nome da pessoa errada....e escrevi o seu....MIL PERDOES...bjs
    Dulce

    By Anonymous Anônimo, at 03 junho, 2007 14:47  

  • oi, beatriz

    amei seus trabalhos e vou tentar o square, lindo!!!!!!!!!gostaria de saber se você traduziria algumas receitas do inglês para português.

    eu sou malú, ainda não tenho blog,
    meu email é:

    malu.blanco@uol.com.br

    By Anonymous Anônimo, at 16 agosto, 2007 18:28  

  • OLA ,..GOSTARIA QUE ME MANDASSEM POR FAVOR UMA POSTAGEM NO YOUTUBE DE COMO FAZER UM CORAÇAO DE CROCHE ENSINANDO PASSO A PASSO, POIS ASSIM EU NAO CONSEGUI FAZER PARABENS EU ACHEI LEGAL DEMAIS ESSE CORAÇAO....DESDE JA OBRIGADO....

    By Anonymous Anônimo, at 08 janeiro, 2008 13:20  

  • OLA ,..GOSTARIA QUE ME MANDASSEM POR FAVOR UMA POSTAGEM NO YOUTUBE DE COMO FAZER UM CORAÇAO DE CROCHE ENSINANDO PASSO A PASSO, POIS ASSIM EU NAO CONSEGUI FAZER PARABENS beatriz EU ACHEI LEGAL DEMAIS ESSE CORAÇAO....DESDE JA OBRIGADO....sandra.....

    By Anonymous Anônimo, at 08 janeiro, 2008 13:34  

  • Para sandra: você não deixou e-mail, então respondo-lhe por aqui mesmo.

    Não faço vídeos, querida. Se não consegue entender a receita, desculpe mas só posso lamentar. Quando tiver tempo, talvez faça um gráfico. Mas gráficos dão muito trabalho pra fazer.

    By Blogger BeMedina, at 08 janeiro, 2008 13:51  

  • Olá Beatriz,
    Vi no blog da Sandy santos uma capinha de rosas que você traduziu a receita, eu nao consegui copiar, será que você pode passar a receita pra mim? Obrigada,
    sandraregina.pinheiro@hotmail.com

    By Blogger Sandra, at 04 abril, 2008 05:27  

  • Adorei tudinho!!!!!!!!!!!!!! Vou te linkar no meu blog. Passa ´la, tá? veraceciliaartesanato.blogst.com
    Bj
    Vera

    By Anonymous Anônimo, at 29 outubro, 2008 13:26  

  • Ola Beatriz,
    gostaria muito de receber a receita da capinha com rosas que vc traduziu. Não encontrei em lugar algum!!
    Obrigada
    hcrucciol@yahoo.com.br

    By Anonymous Anônimo, at 07 março, 2009 16:26  

  • Eu já disse várias vezes e vou repetir mais uma: traduzi PARTICULARMENTE, para uso pessoal, uma receita em inglês que tem DIREITOS AUTORAIS; como não sou a detentora desses direitos, mesmo que ainda tivesse a tradução não a divulgaria nem distribuiria, pois é crime traduzir e distribuir obras sem pagar os devidos direitos autorais; além disso, não a tenho mais, pois o HD onde ela estava morreu.

    Desculpem, mas nesse assunto não posso ajudar. Peço a todas que tenham essa referência em seus blogs que a apaguem porque não corresponde à realidade.

    By Blogger BeMedina, at 10 março, 2009 12:45  

  • Boa noite
    Adorei suas ideias obrigado por compartir com agente seu trabalho e tempo.
    Teu site e mesmo de valor.
    Bom fim de semana

    By Anonymous Silvania, at 11 junho, 2010 17:55  

  • Olá, Beatriz!
    Peguei este seu endereço no caixa de mensagem do TJ Aslan. Vc tem me ajudado e quis conhecer seu blog.
    Os posts que aqui eu vi, são super diferentes, lindos e perfeitos. Gostaria de te seguir, mas ñ encontrei o painel para me incluir. Vc. tem outro blog?
    Bjs, Tânia.

    teardesonhosbytania.blogspot.com

    By Blogger Tânia, at 10 março, 2012 19:35  

Postar um comentário

<< Home